O Perigo de Amar o Mundo para o Cristão Moderno
É possível sim, ser um religioso e viver no mundo. A pessoa pode ser um descomprometido com sua comunidade, e somente visitar a igreja aos domingos e também pode ser um religioso assíduo, estar presente em todas as reuniões e mesmo assim ser um apaixonado pelo mundo e por aquilo que ele oferece.
O chamado de Deus para seu povo durante toda a história sempre foi: “Sai dela povo meu, para que não sejas participantes dos seus atos” (cf. Ap. 18.4).
Deus tirou seu povo do Êgito para oferecer sacrifícios a Ele no deserto Ex. 3.12-18, em Apocalipse 12, vemos Deus levanto sua noiva para o deserto dos povos para servi-Lo lá.
Portanto, o símbolo de afastar seu povo do Mundo é para retirar a prática do pecado e suas concupiscências da igreja.
Adúlteros da Fé
Tiago fala sobre essa questão em Tiago 4:4: “Adúlteros, não sabeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.”
Tiago chama de adúlteros aqueles que amam o mundo e aquilo que o mundo pode proporcionar.
Em 1 João 2:15, o apóstolo João adverte os crentes a não amarem o mundo nem as coisas que estão no mundo, pois quem ama o mundo não tem o amor do Pai. Ele está destacando a incompatibilidade entre o amor pelo mundo, caracterizado por valores contrários aos de Deus, e o amor a Deus. Ao amar o mundo, as pessoas se afastam do amor de Deus e de Seus mandamentos, colocando-se em uma posição oposta à vontade divina.
Dualidade
A dualidade no livro do Apocalipse é uma constante usada por Deus para nos mostrar o tipo e o antítipo, veja:
a cidade Santa x a cidade do pecado
a nova Jerusalém x a grande Babilônia
a noiva de Cristo x a prostituta
o povo santo x o anticristo
o Espírito Santo x o espirito do anticristo
Jesus Cristo x o dragão, a antiga serpente
Essa luta entre o bem e o mal, estão espalhadas por todas as Escriruras, de forma mais visível no Apocalipse, é lá que Deus conta a história da humanidade e a luta que vem sendo travada pelas almas dos homens desde a queda humana pelo pecado.
Imagine Noé, quando recebeu a ordem de Deus para construir a Arca e depois entrar nela. Se Noé perguntasse a Deus: “Deus porque entrar na Arca? Gosto tanto do mundo onde vivo”.
Se Abraão ao receber a ordem de Deus para largar sua família, sua cidade e todos seus bens e ir para onde Deus lhe mostraria. Imaginem a cena de Abraão reclamando com Deus: “Deus construí bens, tenho família, vou ficar por aqui, afinal sei que o Senhor só quer meu coração”.
Meus irmãos é assim que o crente de hoje faz. Ele ama tanto o mundo que tenta trazer de alguma forma à Palavra de Deus a seu favor, para satisfazer seus desejos.
O crente moderno, por muitas vezes traz o mundo para dentro da igreja. Em suas pregações trazem comediantes, arrastam coaching, baladas gospel tudo para satisfazer ao consumidor.
A saudade do Êgito é tão grande, que é mais fácil trazer o Êgito pra dentro da comunidade de fé.
No desejo de encher seus templos e atrair as multidões, muitos líderes têm adotado o lado mais fácil do discipulado, que é agradar ao gosto do cliente.
O chamado do Espírito continua o mesmo, “Sai dela povo meu”. Deixe a Babilônia, sigamos em direção à Nova Jerusalém que desce do céu em Apocalipse 21.
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BIBLIOGRAFIA
A vida Crucificada, A. W. Tozer, editora Vida, São Paulo 2013.
Dicionário Bíblico J. D. Douglas
Discipulado, Bonhoeffer, Dietrich
O custo do Discipulado, Madureira, Jonas
Esperança que vem do alto, Instituto Bíblico Discipular, São Paulo 2023.
O homem espiritual, Watchman Nee
Vai te Custar tudo, Steve Lawson
O Julgamento Final, Jonathan Edwards
Movidos pela santidade, Wagner Ribeiro Camilo
AUTOR
Maxwell Mendes é um pastor, escritor e educador teológico renomado, dedicado ao aprofundamento e disseminação do saber teológico.
Fundador do Instituto Bíblico Discipular e criador do canal “Papo com Deus” no YouTube, ele avança em seus estudos como Bacharelando em Teologia pela Unicesumar/PR. Mendes destaca-se por sua visão pedagógica e filantrópica, democratizando o acesso ao conhecimento teológico por meio de uma vasta gama de recursos educacionais gratuitos em plataformas online, incluindo trilogias literárias como “Revista Ilustrada de Estudos Bíblicos” e obras como “Panorama da Reforma Protestante”, “Interpretando o Apocalipse” e “Esperança que vem do alto”.
Suas contribuições incluem ainda materiais digitais, como mais de 300 e-books e 30 cursos de teologia, reforçando seu compromisso com a educação teológica acessível a todos.