22/11/2024
Revistas e Livros
InícioDestaqueVai te Custar Tudo

Vai te Custar Tudo

Graça Inestimável, Custo Inevitável

Texto base:
Romanos 6:23 porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Deus nos ensina que a vida eterna é um dom gratuito Dele. No entanto, a gratuidade dessa dádiva muitas vezes nos custa algo importante – a renúncia ao pecado, o abandono de nossos próprios caminhos e a entrega completa a Cristo. Renunciar a tudo o que nos afasta Dele pode ser desafiador, mas é o preço que pagamos pelo presente incomparável da vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.

EXPLICANDO A GRATUIDADE DA GRAÇA
Gosto de explicar a graça de Cristo com o exemplo de vida de Steven J. Lawson pastor e presidente do ministério OnePassion.
Quando ele recebeu uma bolsa de estudo para jogar futebol na universidade do Texas, Steven, recebeu tudo gratuitamente. Mensalidades pagas, quarto, refeições, professores, cursos extras, tudo pago por completo por 4 anos.Quando ele assinou o contrato não percebia que aquilo lhe custaria tudo. Agora ele precisava treinar 2 vezes por dia no sol escaldante do Texas, aprendeu luta corporal, corridas de velocidade, exercícios intensos de agilidade e força, levantamento de peso, programas de resistência física entre outros. Steven tinha que estar rigorosamente nas reuniões fora e dentro do campus da universidade, frequência nas aulas, freqüência na igreja local, em outro sentido da palavra, Steven, era de propriedade da universidade do Texas. A educação gratuita lhe custou tudo. Ele não era dono da sua própria vida, dos seus horários nem da sua comida, uma vez que a alimentação de atletas eram regradas para aumentar sua atuação no campo de futebol.
O que quero trazer ao destaque aqui é que todo esse sacrifício não era opcional, mas obrigatório.
Essa ilustração é para mostrar que, de forma real, essa é uma imagem, um símbolo ou metáfora da nossa salvação.Você não é dono mais de si.
Fomos comprados por bom preço, e agora pertencemos ao nosso Senhor, portanto, façamos aquilo que Ele ordena e não mais o que queremos (cf. 1 Co. 6.19-20). Examine seus ensinamentos e ordenanças para andarmos na prática de atos de justiça.

O MÉRITO É TODO DELE
Todos nossos pecados foram pagos integralmente pela vida sem pecado e morte substitutiva de Jesus Cristo na cruz. Não contribuímos com nada, a obra está consumada. Está pago por completo, “Tetelestai” (cf. Jo 19.30).

VAI TE CUSTAR TUDO
Ao mesmo tempo que a graça é oferecida gratuitamente, o custo de seguir a Cristo tem um alto preço.
Exigirá uma vida de abnegações, morte do seu eu, submissão a Cristo, sacrifícios pelo Reino de Deus, muitas adversidades na vida, perseguições pelo mundo e sistemas ideológicos, tribulações, rejeição e perda de amigos e por fim até em alguns casos martírio e morte.
A graça de Cristo não é uma graça barata, e não é recebida como algo de se acreditar, não te deixa especial ou com super poderes porque agora você se tornou cristão.

JUDAS E O ZELO PELA GRAÇA
Judas, irmão de Jesus, escreveu na sua única epístola uma exortação contra falsos ensinos no ceio da igreja.
A carta aborda a necessidade de proteger a genuinidade do Evangelho e dos ensinamentos cristãos. Essa defesa não se limita apenas a proclamar a verdade, mas também a expor aqueles que distorcem os ensinamentos, os falsos líderes e as ações ímpias que alguns indivíduos realizam, inclusive dentro da comunidade cristã de Jesus Cristo.
Judas 1:3 “Amados, enquanto eu empregava toda a diligência para escrever-vos acerca da salvação que nos é comum, senti a necessidade de vos escrever, exortando-vos a pelejar pela fé que de uma vez para sempre foi entregue aos santos.”

A “fé que de uma vez para sempre foi entregue aos santos” estava em perigo e os crentes tiveram que lutar, que batalhar por isto. O que estava errado, o que estava acontecendo?
O versículo seguinte nos diz: Judas 4 “Pois certos homens, cuja condenação já estava sentenciada há muito tempo, infiltraram-se dissimuladamente no meio de vocês. Estes são ímpios, e transformam a graça de nosso Deus em libertinagem e negam Jesus Cristo, nosso único Soberano e Senhor.”

Essas pessoas estavam fazendo duas coisas:

  1. Eles estavam pervertendo a graça de nosso Deus em lascívia
  2. Eles estavam negando o nosso único Mestre e Senhor Jesus Cristo.
    Quero destacar somente o item 1, onde a graça do nosso Senhor Jesus estava sendo pervertida.

LIBERTINAGEM
Judas explana contra o abuso da graça de Cristo por meio do que ele chama de “libertinagem”.
A libertinagem é a interpretação errônea da graça, onde as pessoas usam a ideia de que são perdoadas para viver de forma irresponsável, pecando deliberadamente, acreditando que a graça de Deus cobrirá tudo.
Para evitarmos cair nos mesmos erros, nós podemos seguir algumas diretrizes:

  1. Ensinar a verdadeira a graça é nossa responsabilidade: É fundamental ensinar que a graça de Deus não é uma desculpa para o pecado, mas uma dádiva para nos capacitar a viver vidas santas.
  2. Responsabilidade: Quero te encorajar a responsabilidade pessoal pelos atos e decisões, enfatizando que a graça não elimina as consequências do pecado.
  3. Devemos ser conduzidos pelo exemplo: Através do nosso próprio comportamento e atitudes mostrarmos que a graça de Cristo é um motivo para vivermos uma vida de obediência e santidade. Apresentar frutos de arrependimento.
  4. Estudar a Palavra de Deus: Precisamos de profundidade no conhecimento das Escrituras para discernir e identificar falsos ensinamentos, fortalecendo a fé nas verdades bíblicas.
  5. Vigilância Constante: Esteja atento às influências e doutrinas que distorcem a graça e, se necessário, corrija essas distorções com amor e verdade.


A JORNADA DE SEGUIR A JESUS
Seguir Jesus Cristo é uma jornada épica através de séculos.
Entender Jesus na antiga e na nova aliança, seu amor, sua fidelidade e seu plano de salvação ao longo dos séculos, nos faz apaixonados por Ele.
Deus convida a todos a embarcar nesse conhecimento da sua Pessoa, “Eis que estou à porta e bato, quem ouvir e abrir eu entrarei e cearei com ele” (cf. Ap. 3.20).
Jesus arrastava multidões, mas, na verdade, formou alguns poucos discípulos. Isso porque as multidões estavam curiosas por seus milagres, desejosas por suas palavras, mas descomprometidas com suas verdades.
Nessa situação foi em que o Senhor lhes disse: “vocês me chamam de Senhor, mas não praticam o que eu vos ensino”. Lc. 6.46.
Seguir a Jesus significa que não seguimos mais o nosso próprio caminho. Não seguimos mais o fluxo da multidão.

E QUAL O PREÇO DE SEGUIR A CRISTO ENTÃO?
Seguir a Cristo é uma jornada para toda a vida, com um alto preço.
‘‘Seguir a Cristo vai custar muito: vai te custar seu antigo estilo de vida e abandonar seus pecados passados; vai te custar uma vida de conforto e de coexistência com este mundo; vai te custar velhos hábitos e velhas associações; vai te custar desistir de ter uma agenda própria para a sua vida; vai te custar tempo e tesouros; vai te custar sofrimentos por se identificar com Ele; vai te custar a perseguição do mundo e do sistema; pode até custar sua vida. Mas no final você ganha tudo, exatamente porque perdeu tudo nessa vida’’, Steven J. Lawson.

Mateus 16:25 Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á.


QUAL O PRÊMIO DE SEGUIR A CRISTO?
No entanto, essa jornada de negações das práticas carnais, nos leva a vivermos uma vida eterna ao seu lado. Jesus nos prometeu o governo do mundo juntamente com Ele. Um mundo sem dor e sofrimentos, onde habitará a justiça eterna (cf. Ap. 4;5).

EXORTAÇÃO
Lembre-se de que a graça de Cristo é um presente maravilhoso, mas não deve ser mal-entendida ou abusada para justificar vidas de pecado. Orientando seus irmãos com base, na verdade, da Palavra de Deus, você pode ajudá-los a evitar os erros da libertinagem e a viver conforme os princípios da sã doutrina.

CONSOLAÇÃO
“Irmãos, embora ainda enfrentemos lutas e desafios diante do pecado, quero te encorajar a manter seus olhos fixos na promessa da glorificação que está por vir. A graça de Cristo nos sustenta e nos lembra que, embora imperfeitos, somos amados e perdoados.

Com a esperança da vida eterna em Jesus, encontramos consolo e força para continuar nossa jornada de fé, sabendo que um dia estaremos com Ele, livres de todas as lutas e pecados.
Até lá, sigamos confiantes e perseverantes na Sua graça transformadora.’’
Esse é o desejo de toda a equipe do Papo com Deus e do Instituto Bíblico Discipular.
Deus abençoe você, e até o próximo Papo com Deus.

Pr. Max Mendes – Fundador do Papo com Deus e do Instituto Bíblico Discipular

BIBLIOGRAFIA
STEVE, J. Lawson Vai te Custar Tudo. Franca, SP: Defesa do Evangelho, 2022.
KENDALL, R. T. O que aconteceu com o Evangelho. São Paulo, Impacto, 2020
MACARTHUR, John Escravo: a verdade oculta sobre sua identidade em Cristo. Rio de Janeiro, Thomas Nelson Brasil, 2018.

ARTIGOS RELACIONADOS

A Fé Salvadora

Ansiedade e o Cristão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Revistas Ilustradas de Estudos Bíblicos do Papo com DeusRevistas Ilustradas de Estudos Bíblicos do Papo com DeusRevistas Ilustradas de Estudos Bíblicos do Papo com DeusRevistas Ilustradas de Estudos Bíblicos do Papo com Deus

Artigos populares

Calendário Hebraíco

O Rei Leão – Review

A Grande Tribulação

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
plugins premium WordPress

Receba os estudos no seu celular

Entrar no Grupo para receber