7/09/2024
Revistas e Livros
InícioCafé e TeologiaAdoração Inútil

Adoração Inútil

ADORAÇÃO – PROSKUNEL OU PROSKYNEL
Adoração está ligado a me prostrar ao reconhecimento de um senhorio, reverência, estar de joelhos, humilhar, homenagear, suplicar e prestar serviços a esse reconhecimento.
Muitas pessoas eram capazes de usar o louvor público e orações como forma de adoração íntima. (Sl 93; 95-100; Sl 60; 79 e 80; Dt 11.13)

Adoração estava intimamente ligado também com os serviços e rituais do tabernáculo e depois no templo.

Finalmente na nova aliança a realidade de adoração toma sua completude não só no reconhecimento ao senhorio de Jesus, nos louvores que engradecem seus feitos, mas também nos atos práticos de cuidarmos uns dos outros.

Amando os nossos semelhantes e transmitindo o amor de Deus a todos.

Essa é a forma de refletir a glória de Deus entre os homens com gestos e atitudes adorarmos a Deus através do serviço. Essa é a vocação ao qual fomos chamados. Sermos um reino de Sacerdotes (Ap. 1.6; Lc 10.25s; Mt5.23s; Jo 4.20-24; Tg 1.27)

MENTALIDADE DE UM ADORADOR
A mulher no de poco Jacó não conhecia Jesus, por isso ela não o adorava, mas quando ela reconhece quem é o Senhor, a biblia nos diz que ela se prostra no mesmo momento e o adora, João 4.
Somente o Espírito Santo pode abrir nossa mente para podermos reconhecer quem é Jesus, quem é o nosso Deus.
Precisamos ter a revelação para que nossa adoração seja completa.
Sem o entendimento de adoração você pode ter uma adoração anômala.

Talvez devamos ouvir a palavra primeiro para Deus nos revelar quem Ele é, e o que Ele quer, para que depois possamos então dar a adoração merecida à Ele.

ADORAÇÃO INTELIGENTE
Abrir nosso Instagram e nos depararmos com diversos movimentos de adoração estranhos não é mais uma novidade em nossos dias.
Esse é o sinal dos últimos dias, onde a sã doutrina foi deixado de lado para dar lugar a devaneios e estravaganças neopentecostais.
Podemos ver a falta de consciência de adoração.

CATARSE COLETIVA
Fizemos um estudo chamado Seeker Sensitivity: cristãos em busca do êxtase, eu recomendo que você assista porque ele trata desse assunto expondo algumas formas de manipulação de multidões.

Nos tempos antes de Cristo a medida de todas as coisas eram os deuses, por isso os homens sacrificavam aos deuses, com o intuito de obter deles algum privilégio.
Depois de Cristo até meados dos anos 1.500, o Deus cristão era a medida de todas as coisas. Isso foi impulsionado pelo catolicismo ser a religião do Império.

Após a reforma protestante até os anos 2.000 o homem era a medida de todas as coisas. Isso foi impulsionado pelo renascimento cultural e depois pelo movimento do iluminismo.

E em nossa geração agora chamada de hipermodernismo, onde o sentimento do homem é a medida de todas as coisas.
E percebendo isso as igrejas logo procuraram satisfazer os corações desejosos pelo sentimento de pertencimento, sentimento de prazer, estímulos, impulsos, músicas, luzes e tudo o que causa uma hiperestimulaçães sensorial.
Essa definitivamente não é uma adoração verdadeira.

SAÍMOS DO EGITO PARA ADORAR À DEUS
Quando no Êxodo Moisés diz que Deus ordenou que o povo saísse do Egito para adorar e oferecer sacrifícios ao Senhor, Faraó tentou negociar a todo custo querendo deixar as mulheres, depois as crianças e por último os animais. Mas Deus não deixou nada para trás saíram todos para adorar e oferecer sacrifícios ao Senhor no deserto.
Essa é uma sombra dos bens maiores para nossos dias, como disse o apóstolo Paulo em suas cartas (Col 2:17, Hb 10:1-17)
Como sombra, Deus nos tirou do Egito – símbolo do mundo – para vivermos uma vida de adoração e sacrifícios à Ele. Essa é a vocação ao qual fomos chamados, sermos um reino de sacerdotes Apocalipse 1:6 e Êxodo 19:6

E muitas pessoas querem agora trazer o mundo pra dentro da igreja mudando até suas práticas de cultos. Não ensinam os nossos irmãos a oferecerem sacrifícios a Deus. Se você fez nosso estudo do Tabernáculo de Moisés você vai entender.

O altar de sacrifícios no pátio do Tabernáculo de Moisés era local de oferecer holocausto pelos pecados. E nós agora na nova aliança somos templos vivos, devemos recusar o pecado, sacrificar nossos corpos que são o pátio externo do antigo Tabernáculo. Dessa forma recusando o pecado estamos oferecendo holocaustos agradáveis a Deus.

Essa é uma forma de adora-lo. Isto é, reconhecemos quem é Deus, e quem nós somos.

A MÚSICA COMO FORMA DE ADORAÇÃO
A música não é a única forma de adorar a Deus. Ela é apenas um dos meios que podemos adorá-lo. Muitas pessoas confundiram durante muito tempo o verso de salmos que diz: Deus habita no meio dos louvores Sl 22:3

Mas a tradução de João Ferreira de Almeida não consegue transmitir o significado correto. O estudo dessa passagem nos mostra que Deus é exaltado no meio dos louvores. É através dos cânticos que exaltamos a Deus. Deus não habita no meio dos louvores Deus habita em nós. É necessário conhecer mais do hebraico para entender que os louvores exaltam e glorificam os grandes feitos do Senhor.

O salmo 22:3 deveria ter sido traduzido como o Salmo 99:1 – “Porém tu és Santo, o que é entronizado entre os louvores de Israel”. E se consultarmos o dicionário, aprenderemos que entronizar significa: elevar-se, subir ao trono, tornar elevado, sublime, glorioso; enaltecer, altear, engrandecer. O que o salmista na verdade quis dizer foi que Deus é enaltecido nos louvores de Israel, que Deus era engrandecido quando se cantava louvores em Israel.

Cantar ao Senhor não é o fim em si mesmo para a adoração. Ele é apenas um dos meios.
E lembre-se, cantar à Deus não é um mantra de evocação para atraí-lo.

Adoração está mais ligado a posicionamento e atitudes do que música e melodia.

SANTIFICAR É ADORAR
A santificação é um meio de que arranca de Deus virtude para sua vida quer ver?
Fizemos um estudo chamado Tzit Tzit, quando Deus para pra te ouvir.
A mulher do fluxo de sangue toca nas borlas das vestes de Jesus chamada de Tzit. Veja em Mateus 9:19-22
A mulher estava com hemorragia a 12 anos.

Essas borlas dos judeus apontavam para a santidade e os Tzits de Jesus era tão longos que arrastavam perto do chão. Veja sobre as borlas em Levíticos Êxodo 28.
A simbologia da mulher na Bíblia sempre representou seu povo. Quando tocamos na santidade de Deus então sai virtude Dele e vem em favor de nossa vida.

Quer adorar a Deus? Se santifique. Santidade não é não pecar, santidade está ligado com ser separado.
Assim como eklesia ou igreja que significa chamados para fora. Como quando, Deus pegou seu povo e o chamou do Egito para o deserto, assim Deus nos chama para fora para sermos separados à Ele, santos ao Senhor.
Essa é mais uma forma de adorar como Ele merece.
LOUVOR DA GLÓRIA DE DEUS
John Piper um grande teólogo de nossos dias escreveu em seu livro: Em Busca de Deus. Nele ele diz que adorar é a maneira de refletir de volta pra Deus sua glória.
Portanto, somos imagens da glória de Deus na terra, exatamente por isso fomos criados para adorar à Deus.

ADORAR EM ESPÍRITO E EM VERDADE
Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. João 4:23-24

Portanto, adoração está mais ligado a atitudes do que com música. Adorar é refletir a glória de Deus entre os homens, andar nas pisaduras de Cristo, ser separado ao Senhor, testemunho de vida, Metanoia mudança de mente e de atitudes, amar seu irmão, servir o corpo de Cristo, tolerar uns aos outros.
Adoração começa pela mudança de mentalidade e depois um posicionamento de quem entendeu a vocação ao qual foi chamado, porque fé sem obras é morta. Tiago 2:26

ADORAR EM ORAÇÃO
Leonardo Havenhill : avivamento não acontece quando a gente libera palavra profética, mas acontece quando você vai pra dentro do quarto a sós com Deus.

Watchman Nee: não adianta ler a bíblia 5h por dia se você não fala com Deus por 5 minutos

Lutero: disse que se não orasse 2 horas pela manhã naquele dia seu inimigo venceria a guerra

John Knox: fez um oração a vida inteira dele dizendo sempre a mesma coisa: Senhor me dá a Escócia ou eu morro

Willian Seilymour: orava na rua Azuza com a cabeça debaixo de um cachote e quando ele orava o teto da casa começava a brilhar e a pegar fogo as pessoas até chamavam os bombeiros mas quando os bombeiros chegavam lá não tinha fogo, era algo sobrenatural que estava acontecendo ali

Jesus ensinou na oração sacerdotal a adorar a Deus de forma mais bela, rendendo ações de graças, amando nossos irmãos e tendo uma vida digna para justiça ao qual fomos chamados.


Deus abençoe e até o próximo Papo com Deus.

Pr. Max Mendes – Fundador do Papo com Deus e do Instituto Bíblico Discipular

Gravamos um Estudo sobre esse tema

REFERÊNCIAS
O Novo Dicionário da Bíblia de J.A. Douglas Edição Revisada 2020 – Vida Nova
Novo Dicionário Bíblico Russel Norman Champlin 2018 – Hagnos
Em Busca de Deus – John Piper

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Revistas Ilustradas de Estudos Bíblicos do Papo com DeusRevistas Ilustradas de Estudos Bíblicos do Papo com DeusRevistas Ilustradas de Estudos Bíblicos do Papo com DeusRevistas Ilustradas de Estudos Bíblicos do Papo com Deus

Artigos populares

Calendário Hebraíco

O Rei Leão – Review

A Grande Tribulação

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
plugins premium WordPress

Receba os estudos no seu celular

Entrar no Grupo para receber