28/09/2024
Revistas e Livros
InícioDestaqueJesus já esmagou a cabeça da serpente: Uma vitória consumada na cruz

Jesus já esmagou a cabeça da serpente: Uma vitória consumada na cruz

Este estudo bíblico explora a vitória definitiva de Jesus sobre Satanás, o príncipe deste mundo, na cruz, revelando que a profecia do Gênesis 3.15 já foi cumprida.

A Batalha jurídica:
A cruz não foi apenas um momento de sofrimento para Jesus, mas o palco da grande batalha jurídica, onde o destino da humanidade foi decidido.

  • Hebreus 2.14-15: Esta passagem deixa claro que na cruz, Jesus “destruíu aquele que tem o poder da morte, isto é, o diabo”. A palavra “aniquilou” (atapyno) demonstra a natureza definitiva dessa vitória.
  • João 12.31: Jesus declara: “Agora, está angustiada a minha alma, e que direi eu? Pai, salva-me desta hora? Mas precisamente com este propósito vim para esta hora”. A cruz era inevitável, pois era o momento de julgar o mundo e expulsar o príncipe deste mundo.

O Julgamento na Cruz:
Na cruz, ocorreu um duplo julgamento:

  • Jesus: Foi injustamente condenado pelas autoridades humanas, mas voluntariamente se entregou à condenação divina, carregando os pecados da humanidade.
  • Satanás: Foi julgado e condenado por seus atos, perdendo seu poder como príncipe deste mundo, seu posto de acusador no céu e sendo expulso de todas as suas posições de autoridade.

A Cabeça Esmagada:
A imagem da serpente com a cabeça esmagada (Gênesis 3.15) simboliza a derrota definitiva de Satanás.

  • João 16.11: Jesus afirma que “o príncipe deste mundo já está julgado”. A cruz marcou o fim do seu domínio.
  • Colossenses 2.15: Paulo afirma que Jesus “despojou os principados e potestades” na cruz, libertando os crentes do poder das trevas.

A Vitória Consumada:
A vitória de Jesus na cruz não é apenas uma promessa futura, mas uma realidade presente.

  • 1 Coríntios 15.54-57: A morte foi engolida pela vitória de Cristo.
  • Efésios 6.12: Os cristãos já não lutam contra carne e sangue, mas contra principados e potestades, sabendo que a vitória já foi conquistada.

A cruz não foi apenas um momento de sofrimento, mas a grande batalha escatológica onde Jesus venceu Satanás. Sua morte e ressurreição libertaram a humanidade do poder das trevas e inauguraram um novo reino, onde a justiça e a paz reinam. A promessa do Gênesis 3.15 já foi cumprida: a cabeça da serpente foi esmagada.

A Ascensão Triunfal e a Expulsão do Dragão

Após a vitória consumada na cruz, Jesus ascendeu ao céu, assumindo seu lugar de glória à direita do Pai. Essa ascensão marcou a expulsão definitiva de Satanás do céu, lançando-o à terra.

  • Apocalipse 12.7-9: “E houve batalha no céu. Miguel e seus anjos batalhavam contra o dragão. Também o dragão e seus anjos batalhavam, mas não prevaleceram, nem mais se achou lugar para eles no céu. E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, foi lançado à terra, e com ele os seus anjos foram lançados.”

A expulsão de Satanás para a terra revela sua impotência diante da vitória de Cristo. Consciente de que lhe resta pouco tempo, ele intensifica seus ataques contra os seguidores de Jesus, buscando desanimá-los e desviá-los do caminho da verdade.

Reinando com Cristo: Uma Realidade Celestial

A vitória de Cristo na cruz abriu as portas do céu para os seus seguidores. Os santos, aqueles que creram em Jesus e foram lavados pelo seu sangue, agora reinam com Ele nos céus.

  • Apocalipse 20:4: “E vi tronos, e assentaram-se sobre eles aqueles a quem foi dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados por causa do testemunho de Jesus e pela palavra de Deus, os quais não tinham adorado a besta, nem a sua imagem, e não tinham recebido a sua marca na sua fronte, nem nas suas mãos; e viveram e reinaram com Cristo por mil anos.”
  • 2 Timóteo 2:12: “Se nós fomos mortos com ele, também com ele viveremos; se nós com ele sofremos, também com ele reinaremos.”

Essa realidade celestial não é apenas uma promessa futura, mas uma verdade presente. Os cristãos já estão unidos a Cristo em espírito, participando da sua vitória e da sua glória.

Vivendo na Vitória da Cruz

A vida cristã não é uma luta para alcançar a vitória, mas uma vida de gratidão e obediência àquele que já venceu. Devemos viver conscientes da vitória conquistada na cruz, confiando na promessa de Deus e caminhando na vocação para a qual fomos chamados.

  • 1 João 5:4-5: “Porque todo aquele que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?”
  • Romanos 8:37 – “Em todas estas coisas somos mais que vencedores por aquele que nos amou.”

Que a certeza da vitória de Cristo nos inspire a viver vidas de fé, esperança e amor, refletindo a glória do nosso Rei.

Pr. Max Mendes
Fundador do Papo com Deus

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Revistas Ilustradas de Estudos Bíblicos do Papo com DeusRevistas Ilustradas de Estudos Bíblicos do Papo com DeusRevistas Ilustradas de Estudos Bíblicos do Papo com DeusRevistas Ilustradas de Estudos Bíblicos do Papo com Deus

Artigos populares

Calendário Hebraíco

O Rei Leão – Review

A Grande Tribulação

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
plugins premium WordPress

Receba os estudos no seu celular

Entrar no Grupo para receber