Vivi o suficiente para perceber uma coisa sobre mim: “Não gosto de mudanças”.
Cada vez que me olho no espelho, vejo uma mudança. Cada vez que abro o jornal, leio sobre mudanças dos tempos em que vivemos. Quando vejo as notícias locais e nacionais, sou lembrado de que nada permanece igual. Até mesmo algumas de nossas rotinas mais constantes estão mudando.
Com o advento da pandemia da covid 19 as mudanças ocorreram de forma ainda mais rápida, esta semana precisei mudar a data de um voo e ao ligar para falar com algum atendente ouvi uma mensagem eletrônica que me informou que só seria possível realizar a alteração por e-mail. Não gostei!
Lembro-me das palavras do rei Salomão registradas para nós em seu diário de vida, Eclesiastes capítulo 3.
O capítulo começa com, “Para tudo há um tempo, um tempo para cada propósito debaixo do céu:” Então Salomão dá uma lista e com sua permissão, eu gostaria de parafrasear a lista para você:
Hora de nascer e hora de morrer
Um tempo para plantar e um tempo
para arrancar o que é plantado
Um tempo para matar e um tempo para curar
Um tempo para quebrar e um tempo para construir
Hora de chorar e hora de rir
Um tempo para o luto e um tempo para a dança
Um tempo para lançar pedras e um tempo para juntar pedras
Um tempo para abraçar e um tempo para se abster de abraçar (amor duro)
Um tempo para ganhar e um tempo para perder
Um tempo para manter e um tempo para se desfazer de algo que já foi importante
Hora de rasgar e hora de costurar
Um tempo para ficar em silêncio e um tempo para falar
Um tempo para amar e um tempo para odiar
Um tempo de guerra e um tempo de paz
Perceba comigo que existem alguns pontos importantes nessa passagem, a primeira coisa que quero dizer é para você não se sentir confortável onde você está, com o que você tem e o que está fazendo, porque as coisas podem mudar.
Lembro-me de uma palavra que ouvi alguém dizer, “Segure tudo levemente em suas mãos; caso contrário, irá doer quando Deus abrir os seus dedos.”
Mantenha seu foco no que é importante, no que realmente importa e no versículo 11 de Eclesiastes 3 ele nos lembra o que é importante. “ELE fez tudo bonito em seu tempo.
Ele também colocou a eternidade em seus corações”, sinto-me atraído pelo fato do que Salomão disse; “Ele fez tudo bonito em seu tempo.”
Honestamente, eu teria escrito “algumas coisas são lindas”, mas Salomão disse que tudo é bonito em seu tempo.
Isso significa que existe uma área em sua vida onde você mais sofre, mas Deus está trabalhando para o seu bem, olhe o que diz em Romanos 8: 28 – “Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.”
Vamos entender a próxima frase que Salomão escreveu: “Ele colocou a eternidade em seus corações”. Para aceitar as mudanças em nossa vida, para suportar todas as mudanças em nossa vida, você deve pesar as mudanças com uma visão eterna.
Deus está nos mudando, preparando-nos para a eternidade, onde as coisas nunca vão mudar.
O filósofo grego Heráclito disse o seguinte: “A única constante é a mudança”.
Concordo apenas com parte de sua declaração. A mudança é constante, mas eu sei algumas coisas que nunca vão mudar, coisas com as quais você e eu podemos contar.
Para encerrar, deixe-me citar três.
1) Deus nunca muda. Malaquias 3: 6, “Porque eu sou o Senhor, não mudo;”
2) Jesus Cristo é o mesmo. Hebreus 3: 8, “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e para sempre.”
3) A Palavra de Deus é fiel e verdadeira. Apocalipse 22: 6
Eu o encorajo durante nossos tempos de mudanças rápidas, para apegar-se às coisas que nunca mudam e mantenha a eternidade em seu foco.
Pr. Eli Wenzel