O iluminismo surgiu entre os séculos 16 e 19, trazendo consigo o pós-modernismo.
Era um movimento que apregoava que qualquer coisa que não pudesse ser comprovada cientificamente deveria ser descartada e considerada como superstição, falatório ou fábula.
O iluminismo tem como 3 pilares, liberdade, igualdade e fraternidade.
Com acesso ao conhecimento, as ciências a tecnologia e filosofia, soavam como algo perfeito, mas ao longo da história percebemos que o iluminismo desvalorizou a história da igreja.
Essa mensagem, essa ideologia de Liberdade, igualdade e fraternidade, de economia mais coerente de políticas sociais mais engajadas teve um som mais atraente mas com o passar dos anos percebemos que o Iluminismo tinha uma escatologia divergente a promover. Uma consumação diferente.
Aos poucos ela foi apagando a história da igreja, tirando a igreja do centro e colocando o homem agora como o centro da história.
Agora a igreja não é mais a fonte histórica, filosófica de sua época. Agora o homem se torna o centro da história.
A partir daí a religião ou cristianismo que na época tinha maior destaque, perdeu significância de vida, passou a ser uma lenda ou apenas uma tradição oral e escrita que fora passado por gerações antecessoras.
Porém devemos nos atentar que o o berço da ciência foi a religião. Os pais da ciência eram cristãos e não tinham nenhum problema com religião x ciência. Essa visão aristotélica ganhou força nos últimos 3 séculos com o pós-modernismo.
A ciência já era praticada e apoiada dentro de mosteiros, por homens cristãos e financiada inclusive pela própria igreja, onde em seu posicionamento junto a sociedade entendeu que a ciência era uma forma de amenizar o sofrimento do pecado do homem caído e determinado por Deus lá no Gênesis 3.
O professor Adalto Lourenço -formado em Física pela Bob Jones University (1990), Carolina do Sul, EUA. Possui mestrado em Física, obtido na Clemson University (1994) .- referência no assunto criacionismo destaca em seus livros, ‘Como tudo começou’ e ´A igreja e o Criacionismo´ muitos nomes de cientistas de várias épocas cristãos. Atualmente a TDI, Teoria do Design Inteligente, encontra razões para afirmar que existe uma mente brilhante e Inteligente por trás da criação e condução do Universo.
Galileu Galilei, físico, matemático e astrônomo italiano – Ele argumentou que não podemos presumir saber como Deus pensa; devemos sair e olhar para o mundo que Ele criou (inaugurando assim o método científico).
A lista é extensa com mais de 200 cristãos cientistas que criaram leis e teorias. Vamos citar abaixo 6 deles:
- Johannes Kepler (1571-1630), um dos maiores astrônomos
- Copérnico (1473- 1543), fundador da mundovisão moderna
- Newton (1643- 1727), fundador da física teórica clássica
- Ampere (1775- 1836), descobriu a lei fundamental da corrente elétrica
- Gauss (1777- 1855), um dos maiores matemáticos e cientistas alemães
- Thomas Edison (1847- 1931), o inventor mais fecundo, 1200 patentes
Portanto, mesmo que a ciência tente ferozmente enterrar Deus, e assim apagá-lo da história a Igreja de Cristo se mantém como o baluarte da verdade resplandecendo a glória do nosso Criador e agora Pai.
Se você acha ao menos razoável essa exposição, então ajude em oração e propagação do Evangelho de Cristo.
Max Mendes – Examinai de tudo e retém o que é bom 1 TS. 5:21
Magnífico !! Amei. Estou fazendo faculdade de teologia e queria entender de forma resumida o que o iluminismo fez na história da Igreja !! PARABÉNS
boa noite
muito bom.
Gostaria de receber mais sobre o iluminismo para entender melhor , sou estudante de teologia e tenho um trabalho sobre esse assunto. obrigada
Vamos escrever mais em um
Documento de apologética que deve sair nos próximos meses. Assina nosso News e vc ficará informado quando sair. PapocomDeus.com.br/news
É gratuito