A fé cristã celebra a vitória de Jesus sobre Satanás na cruz, um triunfo é mostrado através dos séculos. Mas, diante da persistência do mal no mundo, uma pergunta inevitável surge: se o inimigo já foi derrotado, por que ainda sofremos com a injustiça, a tentação e o sofrimento?
A resposta reside na própria natureza da vitória de Cristo. A expulsão de Satanás do céu, embora tenha aberto caminho para a salvação de toda a humanidade, também trouxe consequências inesperadas para a Terra.
O Apocalipse descreve este momento com as seguintes palavras: “Ai da terra e do mar, pois o diabo desceu até vós, cheio de grande cólera, sabendo que pouco tempo lhe resta” (Ap 12.12).
Mas, o que exatamente ele ainda pode fazer na terra, desde que, para ela foi atirado, no momento da ascensão de Cristo. Na verdade, deveríamos perguntar: o que ele “não” pode mais fazer? E mais uma vez precisamos lembrar que são apenas duas coisas: enganar as nações e acusar os eleitos. Ou seja, ele não pode impedir a salvação dos eleitos de Deus em todas as nações. Porém, isso não significa que ele não possa realizar muitas outras obras malignas nesse mundo.
Imagine um reino liberto de um tirano, mas onde esse tirano, em sua fúria, decide concentrar seus últimos esforços em causar o máximo de destruição possível. É assim que podemos entender a situação atual.
A derrota de Satanás no céu abriu as portas para a livre propagação do Evangelho, rompendo o véu da mentira e da manipulação. A verdade se torna acessível a todos, e a salvação está ao alcance de qualquer pessoa que a busque.
No entanto, Satanás, agora confinado à Terra, concentra sua ira em tentar corromper a criação de Deus. Ele não pode mais enganar as nações como antes, nem acusar os que já foram escolhidos por Deus. Mas ainda pode tentar nos afastar da fé através da tentação, semear medo e desesperança através do sofrimento, e promover a discórdia entre as pessoas.
Compreender essa dinâmica é crucial para a nossa fé. A vitória de Cristo é real e definitiva, mas a batalha espiritual continua. Devemos estar atentos às artimanhas do inimigo, firmes na fé e confiantes na promessa de Deus de vitória final.
Para reflexão:
- Como você concilia a presença do mal no mundo com a vitória de Cristo?
- Quais são as formas pelas quais Satanás tenta te influenciar?
- Como você pode fortalecer sua fé e resistir às suas tentações?
Pr. Max Mendes
Papo com Deus