5/10/2024
Revistas e Livros
InícioDestaqueTricotomia vs Dicotomia: Uma Análise Teológica da Composição Humana

Tricotomia vs Dicotomia: Uma Análise Teológica da Composição Humana

Tricotomia vs Dicotomia

Dicotomia e Tricotomia
Esse tema é muito complexo na teologia cristã e sempre é trazido a mesa nos debates teológicos, isso porque ele afeta alguns pontos da doutrina como:

  • Natureza da Salvação: Como a salvação afeta o corpo, a alma e o espírito?
  • Ressurreição: Como será a natureza do corpo ressuscitado?
  • Pecado: Como o pecado afeta as diferentes partes da pessoa humana?
  • Relação com Deus: Como o espírito humano se relaciona com Deus?

A definição dos termos:

  • Dicotomia:
    • Definição: Esta visão divide o ser humano em duas partes: corpo (material) e alma (imaterial).
    • Argumentos: Baseia-se em passagens bíblicas como Gênesis 2:7, onde Deus forma o corpo do homem do pó da terra e sopra o fôlego de vida em suas narinas, sugerindo uma separação entre corpo e alma.
    • Limitações: Alguns argumentam que essa visão não explica completamente a natureza tridimensional da pessoa humana, como expressa em 1 Tessalonicenses 5:23 (“o Deus da paz vos santifique inteiramente; e todo o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”).
  • Tricotomia:
    • Definição: Esta visão divide o ser humano em três partes distintas: corpo (material), alma (parte racional e emocional) e espírito (parte que se relaciona diretamente com Deus).
    • Argumentos: Baseia-se em passagens como Hebreus 4:12 (“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão da alma e do espírito, das juntas e medulas, e é poderosa para discernir os pensamentos e intenções do coração”).
    • Limitações: Alguns argumentam que essa visão pode levar a uma separação artificial entre as partes da pessoa humana, ignorando a unidade e a interdependência entre elas.

Willian Hendriksen comenta em seu livro, A vida futura segundo a Bíblia: “Porém, em nenhuma parte as Escrituras ensinam que o homem é composto de três partes.
Leia Gênesis 2.7, e você notará que, na história da criação do homem, sua natureza dupla é claramente afirmada. Uma longa lista de passagens poderia ser dada para indicar que os inspirados autores da Bíblia eram dicotomistas.
A Bíblia diz que o corpo do homem foi modelado por Deus do pó e só então soprado o espírito de vida nele. O homem recebe o espírito após o corpo estar pronto. São duas partes e não três.”
Podemos citar uma lista de passagens como Eclesiastes 12.7; Mateus 10.28; Romanos
8.10; 1 Coríntios 5.5; 7.34; Colossenses 2.5; e Hebreus 12.9.

Hendriksen continua: “O fato de que o homem foi criado à imagem de Deus, usado como prova para a teoria tricotomista, conduziria a pessoa à tola conclusão de que o homem, como acontece com Deus, consiste de três pessoas. A referência sobre o tabernáculo com suas três divisões é certamente forçada. Sobre 1 Tessalonicenses 5.23, aqui os termos espírito, alma e corpo não devem ser somados, como se espírito e alma fossem duas entidades separadas.”

Indo além, em todos os outros lugares Paulo se refere claramente à personalidade humana como consistindo de duas partes. E, sobre Hebreus 4, 12, o Professor Louis Berkhof declara que “Hebreus 4.12 não deveria ser usado para significar que a palavra de Deus se aprofunda à intimidade do homem e faz uma separação entre sua alma e seu espírito… mas, simplesmente, como que declarando que provoca uma separação em ambos, entre os pensamentos e intentos do coração” (Systematic Theology,” p. 195).

Embora firmemente acreditemos na dicotomia do ser humano, reconhecendo a distinção entre corpo e alma, é muito importante lembrar que a diversidade de pensamento enriquece nossa comunidade. Somos iguais porque o diferente nos use. O corpo é feito de membros diferentes, e cada um executa um papel distinto tornando o corpo de Cristo uno e invencível (1 Coríntios 12.12-27). Lembre-se que a estratégia do inimigo sempre foi dividir para conquistar. Cuidado com o sectarismo religioso.

Pr. Max Mendes
Fundador do Papo com Deus e do Instituto Bíblico Discipular

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Revistas Ilustradas de Estudos Bíblicos do Papo com DeusRevistas Ilustradas de Estudos Bíblicos do Papo com DeusRevistas Ilustradas de Estudos Bíblicos do Papo com DeusRevistas Ilustradas de Estudos Bíblicos do Papo com Deus

Artigos populares

Calendário Hebraíco

O Rei Leão – Review

A Grande Tribulação

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
plugins premium WordPress

Receba os estudos no seu celular

Entrar no Grupo para receber