6/01/2025
Revistas e Livros
InícioDestaqueViciados em Prazer: O cristão e a busca pela satisfação plena

Viciados em Prazer: O cristão e a busca pela satisfação plena

Eclesiastes 7:4 diz: “O coração dos sábios está na casa do luto, mas o coração dos tolos, na casa da alegria”.

O mundo busca a próxima dose de dopamina incessantemente: a cada rolagem no feed, a cada nova compra, a cada festa. Estamos sempre em busca da próxima dose de prazer.

Essa busca, muitas vezes, torna-se viciante. Nosso cérebro anseia por doses repetidas de estímulos, sempre buscando mais. Por isso, temos uma sociedade cada vez mais viciada em prazeres passageiros.

Li o livro “Geração Dopamina”, de Anna Lembke. A autora, psiquiatra e especialista em vícios, argumenta que a busca incessante por prazer, impulsionada pela liberação de dopamina no cérebro, cria um ciclo vicioso que pode levar à insatisfação, à depressão e a vícios.

O livro explica que nosso corpo tende a buscar o equilíbrio constantemente. Portanto, quanto mais prazer sentimos, mais somos propensos a experimentar, em seguida, sentimentos de tristeza, infelicidade, dor e até depressão. Lembke argumenta que Deus nos criou como uma balança, na qual o equilíbrio é vital para o nosso bem-estar.

Assim, a cada descarga intensa de prazer, devemos compreender que a tristeza virá como contrapeso nessa balança emocional.

E é aqui que quero mostrar que a única fonte inesgotável de prazer deve ser Deus. Devemos amá-Lo e viver nEle intensamente. Viver a “dopamina de Deus” é experimentar um prazer que transcende nossa carne; é algo espiritual.

Deus deve ser sempre nossa fonte inesgotável de prazer. Quero convidá-lo(a), neste novo ano que se inicia, a buscar em Deus a sua satisfação plena. Pratique as disciplinas espirituais e aproxime-se do Pai.

Ore, jejue, congregue, trabalhe em sua igreja, envolva-se com a comunidade de fé, ame o seu próximo. Se você ama a Deus, manifestará obras de amor ao próximo, pois a vontade de Cristo sempre foi esta: “Pai, peço para que eles sejam um, assim como tu, ó Pai, o és em mim, e eu, em ti” (João 17:21).

Lembre-se: os prazeres da carne são passageiros e trazem consigo o contrapeso na balança. Não nego que você deva desfrutar alguns deles, mas o prazer extremo pode levar à depressão e à tristeza. Busque a Deus, sua única fonte inesgotável de prazer, edifique seu espírito e viva o melhor desta vida.

Pr. Max Mendes – Fundador do Papo com Deus

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Revistas Ilustradas de Estudos Bíblicos do Papo com DeusRevistas Ilustradas de Estudos Bíblicos do Papo com DeusRevistas Ilustradas de Estudos Bíblicos do Papo com DeusRevistas Ilustradas de Estudos Bíblicos do Papo com Deus

Artigos populares

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
plugins premium WordPress

Receba os estudos no seu celular

Entrar no Grupo para receber