Início Café e Teologia A Apostasia na Europa: Um alerta e um pedido de ajuda

A Apostasia na Europa: Um alerta e um pedido de ajuda

0

O cenário que vou descrever é estarrecedor. A Europa, berço da Reforma Protestante e em outro tempo como a luz do Cristianismo para o mundo, agoniza sob a opressão da apostasia. As igrejas, antes cheias, agora se esvaziam, transformadas em templos pagãos da modernidade: bares, pubs, clubes de strip, lojas etc;. O legado cristão, outrora como o balizador moral da sociedade, se morre na memória de gerações que não reconhecem nem mesmo a história de Davi e Golias.

Enquanto isso, aqui no Brasil, pastores e igrejas se perdem em debates infrutíferos sobre divisões teológicas e  escatológicas. Investem fortunas em painéis de LED, templos suntuosos e marketing religioso, mas fecham os olhos para o campo missionário que está agonizando do outro lado do Atlântico.

Acomodados nesse mar da prosperidade financeira do evangelho brasileiro, ignoram o alerta da urgência, da chegada da apostasia, onde uma juventude da europa e américa antes referência, agora se perde na droga e no secularismo. E o Brasil, antes um local de receber missionários vindos desses países onde a onda de avivamento varreu a europa e américa central, agora é convocado a enviar seus jovens para suprir a lacuna deixada pela apatia da igreja nesse locais.

Olha esses número:

O Velho Continente, outrora berço do Cristianismo e alicerce da fé protestante, se encontra à beira do abismo espiritual. Enquanto igrejas se esvaziam e são convertidas em templos profanos de prazeres passageiros, estatísticas gritantes revelam a face da tragédia:

  • 53% dos britânicos se declaram sem religião. (National Center for Social Research, 2020) – Um número superior à metade da população da nação que um dia enviou missionários para o mundo, agora se curva à apatia e à descrença.
  • 71% dos jovens entre 18 e 24 anos na Inglaterra não seguem nenhuma religião. – Uma geração inteira cresce sem conhecer a esperança do Evangelho, fadada a repetir os erros do passado e a perpetuar um legado de vazio espiritual.
  • Na Escócia, 51% da população não crê em vida após a morte. – A cosmovisão materialista e niilista se enraíza, minando as bases morais da sociedade e condenando milhões a uma existência sem propósito ou esperança transcendente.
  • Em 2067, estima-se que nenhuma criança nascerá em um lar cristão na Inglaterra, caso a tendência atual continue. – Uma sentença de morte espiritual paira sobre a nação, a menos que um mover sobrenatural do Espírito Santo reverta esse processo de decadência.

O niilismo é uma filosofia que se caracteriza pela crença na falta de sentido ou propósito intrínseco na vida, no mundo e em todas as coisas. A palavra deriva do latim “nihil”, que significa “nada”.

É tempo de despertar! A igreja brasileira precisa se levantar em arrependimento e reconhecer a urgência da situação. A Europa, antes evangelizadora, clama por missionários dispostos a reaprender a língua, a cultura e a comunicar o Evangelho em um contexto de secularização e paganismo.

As palavras de Lloyd-Jones ecoam com força profética: “O liberalismo teológico é a negação do Cristianismo; é o anticristo dentro da Igreja.” O liberalismo teológico, é um câncer que corrói a fé por dentro, ele é um grande inimigo da modernidade. Ele se disfarça de erudição e tolerância, mas sua essência é a destruição da autoridade das Escrituras e a entronização do homem como senhor de si mesmo.

É preciso resgatar a centralidade da Palavra de Deus, a paixão pelo Evangelho e a compaixão pelas almas perdidas. A igreja precisa se despojar do triunfalismo barato e abraçar a simplicidade do Evangelho. É necessário investir em discipulado genuíno, tanto aqui quanto no campo missionário, formando discípulos apaixonados por Cristo e pela Sua Palavra.

Que o clamor do salmista ressoe em nossos corações: “Se os fundamentos forem destruídos, o que poderá fazer o justo?” (Salmos 11:3). É tempo de reconstruir os alicerces da fé, de voltar à simplicidade do Evangelho e de nos lançarmos com paixão à tarefa da Grande Comissão, tanto aqui quanto nos campos mais necessitados.

Sempre falo aqui que muitos líderes religiosos no nosso tempo tem se tornado empresários da fé e perdido o coração missionário do verdadeiro discípulo de Cristo.

O coração de um pastor deve ser missionário e não empresário.

Nós do Papo com Deus temos avançado as fronteiras da internet e feito teologia na prática. Cruso para surdos, Cursos para Casais, Plataformas de Cursos de Discipulado Gratuito. Apoio a missionários no campo além de missões de evangelismo pelo Brasil e pelo mundo. Enquanto muitos se perdem em debates estéreis, nós temos investido em missões no Brasil, Portugal e na África, pregando a Palavra, formando líder e cuidando dos necessitados. Essa é a verdadeira teologia em prática, o Evangelho que transcende as barreiras culturais e transforma vidas.

Jesus exorta a Igreja de Laodiceia, não por coincidência a última das sete igrejas da Ásia. A ela, o Senhor declara que, apesar de sentir-se rica financeiramente, é pobre em misericórdia e amor às vidas. Ele afirma que ela crê enxergar bem, mas a chama de cega por não ter a visão espiritual da Palavra que move toda a Igreja de Cristo na Terra. Além disso, diz que ela se considera bem vestida, mas Jesus a vê nua, símbolo de pecado. Essa é a descrição da última igreja da Ásia, tão semelhante à igreja moderna que não podemos tomá-la como um modelo, mas sim como um alerta para a igreja atual.

Que a igreja brasileira se levante como um exército poderoso, equipado com a armadura de Deus e pronto para a batalha espiritual. É tempo de trocar os painéis de LED dos templos suntuosos por Bíblias, os debates teológicos por ações práticas de amor e compaixão. A Seara é grande, os trabalhadores são poucos, mas o Senhor é poderoso para fazer infinitamente mais do que pedimos ou pensamos.

Espero você no próximo Papo com Deus.

Pr. Max Mendes – Fundador do Papo com Deus.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

plugins premium WordPress

Receba os estudos no seu celular

Entrar no Grupo para receber

Sair da versão mobile