Fazer do Senhor a nossa alegria é uma das chaves para vencer a ansiedade.
Filipenses 4:4 – Alegrai-vos no Senhor, outra vez digo, alegrai-vos.
A satisfação em Cristo nos dá força para vencer a ansiedade
O medo traz a ansiedade
No mundo capitalista em que vivemos, estamos envoltos em muitas responsabilidades e nos cercamos de necessidades que nem sempre são necessárias. Então, começamos a ter medo de perder essa posição na sociedade. O medo de perder o emprego, mantenedor de
todas as nossas necessidades. O medo de perder a empresa que sustenta a nossa vida e a de todos os funcionários.
O medo de ser reprovado na faculdade e, por consequência, não caminhar para o sonho do profissional que tanto planejamos. Colocamos nosso coração nessas coisas, fazemos delas o nosso deus e, portanto, nos cercamos de deuses menores. Essa idolatria aos deuses desse século cegou o entendimento de muitos.
Esses deuses menores sempre morrerão com o tempo. O trabalho um dia não existirá mais, o dinheiro um dia acabará, a faculdade ou o desenvolvimento pessoal um dia não servirá para mais nada, mas Jesus sempre continuará existindo.
A ansiedade está no fato de cogitarmos algo possível de acontecer: e se meu emprego não
existir mais? E se eu perder meu dinheiro? E se eu não passar na faculdade? Agora, tente fazer o mesmo com Jesus: e se Jesus não me amar mais? Impossível! O amor dele transcende o nosso entendimento. Ele tanto amou que se entregou por nós. E se Jesus morrer? Jesus nunca morrerá, porque ele já ressuscitou. Ele é eterno. E se Jesus passar como as coisas da vida? Jesus nunca passará porque ele é o alfa e o ômega. Nele podemos sempre nos alegrar porque ele é o Deus verdadeiro. Ele nunca deixará de existir em nossas vidas se colocarmos ele em primeiro lugar. Alegrai-vos no Senhor. Se colocarmos nossa satisfação, se fizermos dele nossa alegria, veja: se eu não passar na faculdade, tudo bem porque estou feliz de ter Cristo. Se eu perder o emprego, tudo bem, eu estou satisfeito em Cristo. Se a empresa fechar, tudo bem, meu viver é Cristo, logo meu morrer é lucro (cf.
Filipenses 1:21).
Onde está seu coração
Percebeu onde está o seu coração? Mateus 6:21 – “Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração.” Se fizermos o reino de Deus tão importante quanto os bens dessa terra, seremos felizes e satisfeitos em tudo. Jesus nos convida a mudar a ótica do mundo para a ótica de Deus. Não quero negar que a preocupação com a vida moderna não seja importante, mas nesse estudo quero argumentar, através da Bíblia, que é nossa única fonte de autoridade, que não devemos andar ansiosos por coisa alguma. Jesus foi quem nos orientou sobre isso. Veja as lições que o Senhor nos dá no Sermão do Monte em Mateus 6:25-34.
A ansiedade é destrutiva
Vamos analisar uma pessoa que tem seu emprego como sua vida. Ele diz: “Se eu perder esse emprego, eu perco minha vida.” Veja como a pessoa coloca a esperança da vida no emprego. Dessa forma, o emprego se torna o deus dela. E existem casos de pessoas que, quando perdem o emprego, cometem suicídio. Mas se um cristão autêntico coloca os valores do reino acima de tudo, ele diz: “Não quero perder o emprego, mas se eu perder, o Senhor pode me dar outro, porque minha confiança está no Senhor e não na força do meu braço”. Nesse caso, a ansiedade não terá o poder destrutivo na vida desse crente. Exemplo de fé inabalável Minha mãe trabalha como cuidadora de idosos. Já vi minha mãe perder a fonte de renda principal dela e, toda vez, aprendo com ela dizendo: “O Senhor me dará outro emprego”. Cheia de dívidas, mas uma fé inabalável. Minha mãe é meu exemplo de fé. Nós podemos viver sem dinheiro, sem qualquer coisa, mas não podemos viver sem Cristo.
Conclusão
Sempre que você estiver ansioso pensando em algo, lembre-se: você pode estar fazendo dessa coisa a razão da sua vida.
Pr. Max Mendes – Fundador do Papo com Deus e
do Instituto Bíblico Discipular