Início Destaque Ansiedade e o Cristão

Ansiedade e o Cristão

0

Fazer do Senhor a nossa alegria é uma das chaves para vencer a ansiedade.
Filipenses 4:4 – Alegrai-vos no Senhor, outra vez digo, alegrai-vos.
A satisfação em Cristo nos dá força para vencer a ansiedade

O medo traz a ansiedade
No mundo capitalista em que vivemos, estamos envoltos em muitas responsabilidades e nos cercamos de necessidades que nem sempre são necessárias. Então, começamos a ter medo de perder essa posição na sociedade. O medo de perder o emprego, mantenedor de
todas as nossas necessidades. O medo de perder a empresa que sustenta a nossa vida e a de todos os funcionários.

O medo de ser reprovado na faculdade e, por consequência, não caminhar para o sonho do profissional que tanto planejamos. Colocamos nosso coração nessas coisas, fazemos delas o nosso deus e, portanto, nos cercamos de deuses menores. Essa idolatria aos deuses desse século cegou o entendimento de muitos.

Esses deuses menores sempre morrerão com o tempo. O trabalho um dia não existirá mais, o dinheiro um dia acabará, a faculdade ou o desenvolvimento pessoal um dia não servirá para mais nada, mas Jesus sempre continuará existindo.

A ansiedade está no fato de cogitarmos algo possível de acontecer: e se meu emprego não
existir mais? E se eu perder meu dinheiro? E se eu não passar na faculdade? Agora, tente fazer o mesmo com Jesus: e se Jesus não me amar mais? Impossível! O amor dele transcende o nosso entendimento. Ele tanto amou que se entregou por nós. E se Jesus morrer? Jesus nunca morrerá, porque ele já ressuscitou. Ele é eterno. E se Jesus passar como as coisas da vida? Jesus nunca passará porque ele é o alfa e o ômega. Nele podemos sempre nos alegrar porque ele é o Deus verdadeiro. Ele nunca deixará de existir em nossas vidas se colocarmos ele em primeiro lugar. Alegrai-vos no Senhor. Se colocarmos nossa satisfação, se fizermos dele nossa alegria, veja: se eu não passar na faculdade, tudo bem porque estou feliz de ter Cristo. Se eu perder o emprego, tudo bem, eu estou satisfeito em Cristo. Se a empresa fechar, tudo bem, meu viver é Cristo, logo meu morrer é lucro (cf.
Filipenses 1:21).

Onde está seu coração
Percebeu onde está o seu coração? Mateus 6:21 – “Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração.” Se fizermos o reino de Deus tão importante quanto os bens dessa terra, seremos felizes e satisfeitos em tudo. Jesus nos convida a mudar a ótica do mundo para a ótica de Deus. Não quero negar que a preocupação com a vida moderna não seja importante, mas nesse estudo quero argumentar, através da Bíblia, que é nossa única fonte de autoridade, que não devemos andar ansiosos por coisa alguma. Jesus foi quem nos orientou sobre isso. Veja as lições que o Senhor nos dá no Sermão do Monte em Mateus 6:25-34.

A ansiedade é destrutiva
Vamos analisar uma pessoa que tem seu emprego como sua vida. Ele diz: “Se eu perder esse emprego, eu perco minha vida.” Veja como a pessoa coloca a esperança da vida no emprego. Dessa forma, o emprego se torna o deus dela. E existem casos de pessoas que, quando perdem o emprego, cometem suicídio. Mas se um cristão autêntico coloca os valores do reino acima de tudo, ele diz: “Não quero perder o emprego, mas se eu perder, o Senhor pode me dar outro, porque minha confiança está no Senhor e não na força do meu braço”. Nesse caso, a ansiedade não terá o poder destrutivo na vida desse crente. Exemplo de fé inabalável Minha mãe trabalha como cuidadora de idosos. Já vi minha mãe perder a fonte de renda principal dela e, toda vez, aprendo com ela dizendo: “O Senhor me dará outro emprego”. Cheia de dívidas, mas uma fé inabalável. Minha mãe é meu exemplo de fé. Nós podemos viver sem dinheiro, sem qualquer coisa, mas não podemos viver sem Cristo.

Conclusão
Sempre que você estiver ansioso pensando em algo, lembre-se: você pode estar fazendo dessa coisa a razão da sua vida.

Pr. Max Mendes – Fundador do Papo com Deus e
do Instituto Bíblico Discipular

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

plugins premium WordPress

Receba os estudos no seu celular

Entrar no Grupo para receber

Sair da versão mobile