A Natureza Pecaminosa do Corpo Terreno:
- Romanos 7:18: “Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; porque o querer o bem está em mim, mas o praticar o bem não o encontro’’
- Efésios 2:3: “Entre os quais também todos nós andávamos outrora, segundo a concupiscência da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos, e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais.”
A Promessa de um Novo Corpo:
- Filipenses 3:21: “Que nos transformará em semelhança ao seu corpo glorioso, segundo o seu poder, para sujeitar todas as coisas debaixo dos seus pés’’
- 1 Coríntios 15:51-53: “Eis aqui vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados. Em um momento, em um abrir e fechar de olhos, à última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque é necessário que este corpo corruptível se revista de incorruptibilidade, e este corpo mortal se revista de imortalidade.’’
A Nova Jerusalém: Uma Ilustração da Nova Habitação:
- Apocalipse 21:27: “E nada de imundo entrará nela, nem aquele que pratica abominação e mentira, mas somente aqueles cujos nomes estão escritos no livro da vida do Cordeiro’’.
- Apocalipse 21:12-14: “E tinha uma alta muralha, e doze portas; e nas portas, doze anjos, e nomes escritos, que são os nomes das doze tribos dos filhos de Israel. E a muralha da cidade tinha doze fundamentos, e neles os doze nomes dos doze apóstolos do Cordeiro. E o que tinha a medida da cidade era um anjo, tendo uma vara de ouro para medir a cidade, e seus portões, e suas muralhas’’.
A Nova Jerusalém, com seus muros altos e fundamentos intransponíveis, simboliza a segurança e a pureza da nova habitação. Ela representa um lugar onde o pecado não terá mais acesso, onde a santidade reinará e onde habitaremos eternamente com Deus.
Características da Nova Habitação:
- Incorruptibilidade: Livre da decadência e da morte.
- Imortalidade: Vida eterna, sem fim.
- Santidade: Livre do pecado e da impureza.
- Glória: Brilhante e radiante, refletindo a glória de Deus.
- Comunhão com Deus: Presença constante e plena do Senhor.
E-Book desse estudo pra você
Conclusão:
Nossa habitação terrena é temporária e sujeita à corrupção. Mas Deus nos promete uma nova habitação, eterna e gloriosa. Através da fé em Jesus Cristo, podemos ter a certeza de que um dia seremos revestidos de um corpo incorruptível e habitaremos para sempre na presença de Deus.
No amor de Cristo,
Pr. Max Mendes – Fundador do Papo com Deus