Joel 2:1-2 – Tocai a trombeta em Sião e dai voz de rebate no meu santo monte; perturbem-se todos os moradores da terra, porque o Dia do SENHOR vem, já está próximo; dia de escuridade e densas trevas, dia de nuvens e negridão! Como a alva por sobre os montes, assim se difunde um povo grande e poderoso, qual desde o tempo antigo nunca houve, nem depois dele haverá pelos anos adiante, de geração em geração.
VERSO BASE
Joel 2:31-32 – O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes que venha o grande e terrível Dia do SENHOR. E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo; porque, no monte Sião e em Jerusalém, estarão os que forem salvos, como o SENHOR prometeu; e, entre os sobreviventes, aqueles que o SENHOR chamar.
ANTES DO DIA DO SENHOR
Atos 2:20 é uma passagem onde o apóstolo Pedro faz seu discurso em Jerusalém para uma multidão e apresenta os últimos dias anunciado pelos profetas.
Pedro fala do sol se escurecendo, a lua se tornando como sangue antes do grande e terrível Dia do Senhor. Pedro estava citando a profecia de Joel no captlitulo 2 de seu livro.
Existe uma unanimidade que Joel profetizou 400 anos antes de Jesus, logo após a volta do exílio Babilônico.
Essa profecia era uma anunciação da descida do Espírito Santo sobre toda a carne.
O QUE É O DIA DO SENHOR
O dia do Senhor é um termo bíblico para mostrar o julgamento e a justiça divina.
O PROFETA AMÓS CORRIGE UM ENTENDIMENTO ERRADO DO POVO DE ISRAEL
Amós 5:18-20 – Ai de vós que desejais o Dia do SENHOR! Para que desejais vós o Dia do SENHOR? É dia de trevas e não de luz. Como se um homem fugisse de diante do leão, e se encontrasse com ele o urso; ou como se, entrando em casa, encostando a mão à parede, fosse mordido de uma cobra. Não será, pois, o Dia do SENHOR trevas e não luz? Não será completa escuridão, sem nenhuma claridade?
Amós profetizou entre 760 e 750a.C décadas após o cativeiro Assírio durante o reinado de Jeroboão II no Reino do Norte (Israel) e de Uzias no Reino do Sul (Judá). Um período de muita prosperidade para Israel e Judá, pois, não havia mais a ameaça da Síria, que havia sido vencida pela Assíria, décadas antes.
O povo Judeu acreditava que o Messias viria para resolver os problemas políticos e o governamentais da sua época independente da fidelidade e da obediência do povo, mas estavam equivocados.
Portanto quando Lemos a carta do Profeta Amós fica claro que Deus Através do seu anjo (mensageiro) o profeta, diz ao povo que eles estavam ansiando pelo dia do Senhor erroneamente. Que o dia do Senhor é um dia de juízo e pranto. Ele também fala de julgamentos e destruição Joel 1:15-20; 2:1.
O DIA DO SENHOR NA ANTIGA ALIANÇA
O dia em que Deus julgava seu povo era chamado de dia do Senhor. Deus julgou os pecados do reino do Norte com o cativeiro Assírio e também julgou os pecados do reino do Sul com o cativeiro Babilônico.
Deus também julgou Jerusalém nos anos 70 depois de Cristo com a destruição de Jerusalém.
Mateus 23:37-39 – Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e vós não o quisestes! Eis que a vossa casa vos ficará deserta.
Como as profecias proféticas e escatológicas o dia do Senhor terá seu cumprindo máximo na volta de Jesus.
O DIA DO SENHOR É A SEGUNDA VINDA DE CRISTO
Na antiga aliança vemos o dia do Senhor como um dia de juízo e justiça onde Deus julgava os pecados do seu povo veja por exemplo os exílios Assírios e Babilônicos. Mas quero lembra que muitas profecias possuem seu cumprimento histórico e também escatológico que apontam para o futuro.
Em outras palavras, o grande Dia do Senhor foi anunciado e tipificado em cada julgamento divino derramado nos tempos do Antigo Testamento, mas também é tipificado pelo julgamento futuro como vemos na escatologia.
O Novo Testamento afirma que o Dia do Senhor é o dia da segunda vinda de Cristo, e traz a frase “Dia do Senhor Jesus Cristo” (cf. 1 Coríntios 1:8; 5:5; Filipenses 1:6-10; 2:16; 2 Tessalonicenses 2:2; 2 Pedro 3).
O DIA DO SENHOR NA NOVA ALIANÇA
Chegamos na nova aliança e ela também fala do juízo e da esperança de redenção no Dia do Senhor (cf. 1 Coríntios 5:5). Paulo fala que o Dia do Senhor virá de forma inesperada para os incrédulos, mas não surpreenderá os crentes genuínos (1 Tessalonicenses 5:1-10; cf. 2 Pedro 3:10).
Ele chega a dizer que somos filhos da luz e não das trevas por isso aquele dia não nos pegará de surpresa.
SINAIS QUE ANTECEDEM O DIA DO SENHOR
Como os dias de Noé, aumento da iniquidade e imoralidade Mateus 24:37-39
Como nos dias de Ló, comiam bebiam, casavam e davam-se a casamentos, indiferença ao dia da expiação. Lucas 17:28-30
Quando disserem a paz e segurança 1 Tessalonicenses 5:3
Quando verem a abominação desoladora de que falou o profeta Daniel Mateus 24:15 e 2 Tessalonicenses 2:2-4
Aqui é a profanação do templo o coração e a mente do homem serão pervertida pelo anticristo
O sol escurecerá, a lua não dará a sua claridade, as estrelas cairão do firmamento, e os poderes dos céus serão abalados. Mateus 24:29
A grande apostasia chegou no seu ápice
A parábola da figueira: quando já os seus ramos se renovam e as folhas brotam, sabeis que está próximo o verão…Mateus 24:32-34
O último é grande avivamento chegou as últimas chuvas caem sobre as testemunhas de Cristo.
O DIA DO SENHOR NA MINHA VIDA
No dia do Senhor Deus vai julgar cada um segundo suas obras Romanos 2:6-8
Deus cobrará de cada um o que fez com o corpo e vida que Ele entregou a você.
2 Coríntios 5:10 Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo.
É o tempo de separar joio e trigo, bodes de ovelhas, recolher todos que praticam a iniquidade galardoar justos e punir ímpios.
Portanto amado irmãos tenha em mente que a perseverança dos santos é o que nos mantém vivos na fé em Cristo e assim nos movemos na prática de boas obras servindo ao ofício ao qual fomos chamados que é uma vida de sacerdócio
APLICAÇÃO MORAL DO DIA DO SENHOR
Segundo Wayne Grudem em sua teologia Sistemática segunda edição atualizada de 2022, páginas 1528 e 1529.
A doutrina do juízo final exerce várias influências morais positivas sobre nossa vida.
- Ela satisfaz nosso senso interior de justiça no mundo
- Ela capacita-nos a perdoar os outros
- Ela nos motiva a vivermos uma vida justa
- Ela motiva o Evangelismo
E por fim a doutrina do juízo de Deus nos mostra que as decisões tomadas nesta vida presente influenciarão o destino por toda a eternidade.
De Gênesis ao Apocalipse a bíblia nos traz o chamado de Deus para o arrependimento
Quero encerrar esse estudo com o chamado de Deus ao seu povo pelo profeta Ezequiel, Ez 33: 11 convertei-vos, convertei-vos dos seus maus caminhos porque morrereis, ó casa de Israel.
Deus abençoe você e até o próximo Papo com Deus