Início Curiosidades Satanás fala Hebraico?

Satanás fala Hebraico?

0

Satanás fala hebraico? Como ele se comunicou com Jesus citando as Escritruras?
Vem com a gente nesse Papo com Deus.

Olá seja muito bem-vindo ao Papo com Deus eu sou o Pr Max e quero bater um Papo com você sobre esse assunto:

Será que Satanás falava Hebraico?

A Bíblia não nos dá informações suficientes para sabermos com certeza se Satanás fala hebraico. No entanto, como um ser angelical poderoso e inteligente, é plausível que ele tenha a capacidade de se comunicar de diversas maneiras, inclusive utilizando línguas humanas.

O mais importante é lembrar que, independentemente de como Satanás se comunica, suas intenções são sempre as mesmas: nos tentar a pecar, nos afastar de Deus e distorcer a verdade da Palavra. Ao nos apegarmos a Cristo e à Sua Palavra, somos equipados para resistir a qualquer tentação e vencer as artimanhas do inimigo.

A Estratégia do Inimigo: Distorcer para Destruir

O evangelho de Lucas nos relata um momento crucial na vida de Jesus: as tentações no deserto. Após 40 dias e 40 noites em jejum e oração, o próprio Satanás se aproxima de Jesus e o submete a tentações terríveis. Uma delas, em especial, nos chama a atenção: a tentação no pináculo do Templo.

Imaginem a cena: Jesus, em jejum, fragilizado em sua humanidade.

Então vem o inimigo e começa dizendo:

“Se és Filho de Deus,” – zomba o inimigo – “Ordena que este se transforme em pães” (Lucas 4:3).

Jesus, com a autoridade de quem conhece e vive a Palavra, responde: “Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra de Deus” (Lucas 4:4).

Frustrado, Satanás o leva então ao ponto mais alto do templo e o desafia: “Se és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem. E: Eles te susterão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra” (Lucas 4:9-11).

Que armadilha astuta! Satanás usa as próprias palavras de Deus para tentar levar Jesus ao erro. Ele cita o Salmo 91:11-12, mas omite partes essenciais do contexto.

Jesus, porém, não se deixa enganar. Ele conhece as Escrituras profundamente. Ele é a Palavra Viva!

Com firmeza, Jesus responde: “Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus.” (Lucas 4:12).

Jesus sabia que a palavra shomer, שׁוֹמֵר, significava “proteger”. No hebraico bíblico, essa palavra poderosa garante proteção divina em caso de perigo. No entanto, não devemos tomar a vida como garantida.

Jesus nos ensina que:

  1. O diabo distorce as Escrituras para nos desviar da vontade de Deus.
  2. Conhecer o contexto bíblico é crucial para interpretar corretamente a Palavra de Deus.
  3. A vitória sobre a tentação vem da obediência à Palavra de Deus em sua totalidade.

O teólogo D A Carson, em seu livro Os perigos da Interpretação Bíblica, nos alerta sobre os perigos de interpretar a Bíblia fora do contexto. Ele explica que interpretar textos fora do contexto em que ele foi inserido é uma tragédia para a igreja.

Temos uma Playlist aqui no Canal chamada ‘Interpretação Bíblica’, vou deixar disponível na descrição aqui abaixo.

Diferenças Exegéticas: Aula 2, Curso Interpretação Bíblica


A Lição para Nós:

Assim como Jesus, precisamos estar atentos! Satanás ainda usa a mesma tática:

  • Nos bombardeia com versículos isolados: Prometendo prosperidade fácil, cura instantânea, ou qualquer coisa que alimente nossos desejos egoístas.
  • Ignora o contexto bíblico: Esquece de mencionar a necessidade de obediência, santidade e confiança no tempo de Deus.

Não caia na armadilha! Busque conhecer a Palavra de Deus em sua totalidade. Estude com afinco, medite em oração, e peça a Deus discernimento para não ser enganado!

Lembre-se: A vitória de Cristo sobre as tentações nos garante que também podemos vencer!

Missões e você

Olha só nosso site novo está no ar com mais de 80 estudos bíblicos que já escrevi para edificar a sua vida. Lá no site você pode também assinar o Café e Teologia e receber no conforto do seu e-mail estudo bíblicos, e-books e materiais para crescer na fé.

Acesse: papocomdeus.com.br

Não deixe de conhecer nossas revistas de estudos bíblicos e nossa comunidade Club de Estudos Bíblicos do Papo com Deus. papocomdeus.com.br/revistas

Estamos envolvidos com obras missionárias no Brasil e África e precisamos do seu apoio. Cada material vendido é revertido para nossos projetos aqui no Brasil quanto na Africa. Esses recursos nos permite apoiar nossas alianças, alimentando, evangelizando e salvando vidas para o reino de Deus.

club.papocomdeus.com.br

papocomdeus.com.br/missoes

É isso ai, espero que esse vídeo tenha te abençoado e te vejo no próximo Papo com Deus.

Pr. Max Mendes
Fundador do Papo com Deus e do Instituto Bíblico Discipular

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

plugins premium WordPress

Receba os estudos no seu celular

Entrar no Grupo para receber

Sair da versão mobile