“E te derrubarão a ti e aos teus filhos que dentro de ti estiverem, e não deixarão em ti pedra sobre pedra, POIS QUE NÃO CONHECESTE O TEMPO DA TUA VISITAÇÃO”.
Lucas 19:41 a 44.
TALVEZ O MAIOR DESAFIO DA IGREJA EM NOSSA GERAÇÃO SEJA DISCERNIR O TEMPO DA NOSSA VISITAÇÃO.
AO LONGO DA HISTÓRIA PODEMOS VER UMA REVELAÇÃO ACUMULATIVA E DEUS ESPERA DE CADA GERAÇÃO UM POSICIONAMENTO PERANTE ESSA REVELAÇÃO.
JEREMIAS
Deus levantou Jeremias para profetizar os erros de Jerusalém e o cativeiro que se aproximava, mas as autoridades religiosas não compreenderam esse tempo de visitação do Senhor porque estavam presos as suas liturgias, não reconheceram o Espírito da Palavra, era um tempo de migração espiritual que não foi acolhido pelas autoridades religiosas. A consequência disso foi a perseguição, morte e o cativeiro do povo Judeu.
DANIEL
Então Deus desperta Daniel que examinando as Escrituras reconheceu que as profecias de Jeremias estavam se cumprindo e com isso ele passa a interceder tomando uma autoridade espiritual de acordo com a escritura profética. A intercessão de Daniel entendendo o tempo da visitação de Deus foi o que levou a inclinação do coração do Rei Ciro e assim o remanescente retornou para edificar o templo.
O REMANESCENTE
Apesar de Deus profetizar, e interceder através dos profetas da época como: Jeremias, Daniel, Esdras, Neemias, Ester, Malaquias, Zacarias entre outros, somente uma parte entendeu o tempo da visitação de Deus ao qual estavam vivendo. Muitos ficaram na Babilônia vivendo suas vidas alheias ao mover de Deus pra sua época.
JESUS LAMENTA POR JERUSALÉM
Lucas 13:34 Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis eu reunir teus filhos como a galinha ajunta os do seu próprio ninho debaixo das asas, e vós não o quisestes! Lucas 13:34
Nessa perícope Jesus lamenta que em seu tempo as lideranças não entenderam o tempo da sua visitação e por causa disso ela ficaria desolada e sua casa deserta. Ela seria pisada até que se completasse o tempo dos gentios.
É necessário uma cosmovisão bíblica juntamente com o Espírito Santo para guiar a igreja do Senhor no seu propósito em cada época.
Um exemplo de problemas que vemos hoje são pessoas vivendo como se estivessem no século 16 ou século 17, reforma e pós reforma.
Criaram igrejas confessionais seguindo a revelação de um personagem dessa época mas não seguiram o Espírito da Revelação.
O Canon bíblico já fechou com o Apocalipse de João mas a revelação do tempo de Deus para cada geração ainda está se movendo, o Espírito da Revelação de Deus aos homens é vivo
Se não estivermos sensíveis ao Espírito do Senhor estaremos fadados a ficarmos alheios ao que Deus está fazendo.
O RELÓGIO PROFÉTICO DE DEUS
Sempre que o povo de Deus não entendeu a revelação profética do Senhor ele perdeu a proteção Espiritual.
O povo perdeu a visão da adoração então Deus permitiu Nabucodonosor invadir Jerusalém e a destruírem. Deus permitiu a Assíria invadir as tribos do norte, Deus permitiu Roma invadir Jerusalém e destruir o Templo.
Sempre que o povo perde a visão espiritual Deus permitiu sua destruição. Precisamos entender a visão espiritual ao nosso tempo para guardar o testemunho de Deus em nosso tempo.
Se perdermos a visão espiritual perdemos a proteção de Deus e nos tornamos apóstatas.
É necessário ter essa leitura da Bíblia de que quando o povo perde a visão, ele cai em apostasia, perde a proteção de Deus e vive uma decadência espiritual.
Hoje esse é nosso maior desafio, entender o tempo e as implicações espirituais ao quais estamos vivendo.
Precisamos entender qual o cenário profético e as implicações no fim dos tempos para a volta de Jesus.
A REVELAÇÃO DE DEUS PARA NOSSO TEMPO ESTÁ NO ESPÍRITO DA PALAVRA
Jesus foi o verbo vivo, a palavra de Deus andando entre os homens. Hoje o nosso tempo de visitação é ouvir o Espírito da Palavra.
Deus nos revela na palavra e nos direciona pelo Espírito Santo e assim a igreja avança de acordo com a vontade do Senhor em nosso tempo.