A Batalha já foi vencida
Cristo já venceu a batalha há mais de dois mil anos. Foi uma batalha de natureza jurídica, cujo Armagedom será apenas o desfecho, a consumação da vitória conquistada na vida, morte e ressurreição de Jesus.
A batalha final será sangrenta, sim, mas somente para os inimigos de Cristo. Na volta do Senhor, o sangue de seus inimigos subirá simbolicamente até os freios dos cavalos por quase trezentos quilômetros (Apocalipse 14:20).
Se compreendermos a primeira vinda de Cristo e sua missão, entenderemos que o Apocalipse se iniciou naquele tempo, está em curso e caminha para o desfecho final.
O Tribunal de Deus
Desde o Gênesis, iniciou-se um grande tribunal onde o juiz é Deus, o réu é o ser humano e o advogado, graças a Deus, é Cristo (1 João 2:1).
Nesse tribunal, há também o acusador, figura que fica evidente porque a Bíblia o chama assim (Jó 1:6-12; Zacarias 3:1; Apocalipse 12:10).
A Terra é esse tribunal e tudo o que fazemos aqui está sendo registrado. Quem crê Nele será salvo e ressuscitado no último dia, mas quem não crê já está condenado, pois estamos mortos em nossos delitos e pecados. Somente Cristo pode nos dar vida novamente em Deus pelo poder do Espírito Santo através de sua palavra e de seu sacrifício vicário.
Portanto, enquanto estamos vivos neste tribunal de Deus, devemos reconhecer o preço
pago por nossos pecados, arrepender-nos, receber a absolvição pelo sangue de Cristo e viver a vocação para a qual fomos chamados.
Enquanto há vida, há esperança (João 3:18-21; Marcos 16:16; Efésios 2:1-10).
Quando partirmos daqui, após nossa morte, está reservado o juízo (Hebreus 9:27). Para os
justos, partir para estar com Cristo, que é infinitamente melhor, e para os ímpios, o pranto e o ranger de dentes (Filipenses 1:23; Mateus 13:42).
Conclusão
O Armagedom, longe de ser um evento aterrador e apocalíptico, revela-se como a consumação da vitória conquistada por Cristo em sua primeira vinda. O que eu e
você precisamos compreender é que a Terra é um tipo de tribunal divino que nos convida à reflexão sobre nossas ações e à busca pela justiça e misericórdia de Deus.
A mensagem central desse estudo é de esperança: enquanto há vida, há tempo para reconhecer a obra redentora de Cristo, arrepender-se dos pecados e viver em obediência
à sua vontade.
Aplicação Prática
Que este estudo nos inspire :
Viver em obediência: Buscar a vontade de Deus em nossas vidas e viver de acordo com seus princípios, reconhecendo que somos cidadãos do Reino celestial.
Vivificar nossa fé: Reconhecer a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte, e viver em gratidão por sua graça.
Examina nossa vida: Refletir sobre nossas ações à luz da justiça divina e buscar o arrependimento sincero. Metanóia mudança de
pensamento e de atitudes.
Proclamar a mensagem de esperança: Compartilhar o evangelho com aqueles que ainda não conhecem a Cristo, oferecendo-lhes a oportunidade de encontrar
salvação e vida eterna.
Que a compreensão do Armagedom nos motive a viver com propósito e a sermos agentes de transformação no mundo, anunciando a vitória de Cristo e a esperança da vida
eterna.
No amor de Cristo,
Pastor Max Mendes