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Tricotomia vs Dicotomia: Uma Análise Teológica da Composição Humana

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Tricotomia vs Dicotomia

Dicotomia e Tricotomia
Esse tema é muito complexo na teologia cristã e sempre é trazido a mesa nos debates teológicos, isso porque ele afeta alguns pontos da doutrina como:

  • Natureza da Salvação: Como a salvação afeta o corpo, a alma e o espírito?
  • Ressurreição: Como será a natureza do corpo ressuscitado?
  • Pecado: Como o pecado afeta as diferentes partes da pessoa humana?
  • Relação com Deus: Como o espírito humano se relaciona com Deus?

A definição dos termos:

  • Dicotomia:
    • Definição: Esta visão divide o ser humano em duas partes: corpo (material) e alma (imaterial).
    • Argumentos: Baseia-se em passagens bíblicas como Gênesis 2:7, onde Deus forma o corpo do homem do pó da terra e sopra o fôlego de vida em suas narinas, sugerindo uma separação entre corpo e alma.
    • Limitações: Alguns argumentam que essa visão não explica completamente a natureza tridimensional da pessoa humana, como expressa em 1 Tessalonicenses 5:23 (“o Deus da paz vos santifique inteiramente; e todo o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”).
  • Tricotomia:
    • Definição: Esta visão divide o ser humano em três partes distintas: corpo (material), alma (parte racional e emocional) e espírito (parte que se relaciona diretamente com Deus).
    • Argumentos: Baseia-se em passagens como Hebreus 4:12 (“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão da alma e do espírito, das juntas e medulas, e é poderosa para discernir os pensamentos e intenções do coração”).
    • Limitações: Alguns argumentam que essa visão pode levar a uma separação artificial entre as partes da pessoa humana, ignorando a unidade e a interdependência entre elas.

Willian Hendriksen comenta em seu livro, A vida futura segundo a Bíblia: “Porém, em nenhuma parte as Escrituras ensinam que o homem é composto de três partes.
Leia Gênesis 2.7, e você notará que, na história da criação do homem, sua natureza dupla é claramente afirmada. Uma longa lista de passagens poderia ser dada para indicar que os inspirados autores da Bíblia eram dicotomistas.
A Bíblia diz que o corpo do homem foi modelado por Deus do pó e só então soprado o espírito de vida nele. O homem recebe o espírito após o corpo estar pronto. São duas partes e não três.”
Podemos citar uma lista de passagens como Eclesiastes 12.7; Mateus 10.28; Romanos
8.10; 1 Coríntios 5.5; 7.34; Colossenses 2.5; e Hebreus 12.9.

Hendriksen continua: “O fato de que o homem foi criado à imagem de Deus, usado como prova para a teoria tricotomista, conduziria a pessoa à tola conclusão de que o homem, como acontece com Deus, consiste de três pessoas. A referência sobre o tabernáculo com suas três divisões é certamente forçada. Sobre 1 Tessalonicenses 5.23, aqui os termos espírito, alma e corpo não devem ser somados, como se espírito e alma fossem duas entidades separadas.”

Indo além, em todos os outros lugares Paulo se refere claramente à personalidade humana como consistindo de duas partes. E, sobre Hebreus 4, 12, o Professor Louis Berkhof declara que “Hebreus 4.12 não deveria ser usado para significar que a palavra de Deus se aprofunda à intimidade do homem e faz uma separação entre sua alma e seu espírito… mas, simplesmente, como que declarando que provoca uma separação em ambos, entre os pensamentos e intentos do coração” (Systematic Theology,” p. 195).

Embora firmemente acreditemos na dicotomia do ser humano, reconhecendo a distinção entre corpo e alma, é muito importante lembrar que a diversidade de pensamento enriquece nossa comunidade. Somos iguais porque o diferente nos use. O corpo é feito de membros diferentes, e cada um executa um papel distinto tornando o corpo de Cristo uno e invencível (1 Coríntios 12.12-27). Lembre-se que a estratégia do inimigo sempre foi dividir para conquistar. Cuidado com o sectarismo religioso.

Pr. Max Mendes
Fundador do Papo com Deus e do Instituto Bíblico Discipular

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